Cubismo na arte digital

      

Certamente você já ouviu falar em algum lugar sobre o cubismo, não é? Mas, apesar se ser algo que é inclusive assunto de ensino médio nas escolas, muitas pessoas não sabem muito bem o que foi e como se deu o início do cubismo.


Pois bem, para o princípio de tudo essa arte surgiu em meados do século XX, tendo como pioneiro Pablo Picasso e Georges Braque, em seguida foi expandida para a literatura e a poesia por escritores como John dos Passos e Vladimir Maiakovski.

Les demoiselles d’Avignon - Pablo Picasso

O marco inicial do cubismo foi dado com o quadro “Les demoiselles d’Avignon’’ de Pablo Picasso no ano de 1907. Mas afinal o que é uma obra cubista?

As principais características do cubismo são as linhas retas bem marcadas nas pinturas e ao que se conhece a intenção inicial dos inventores é de que o cubismo foi criado para expressar a natureza utilizando para isso as formas geométricas, representando as partes de um objeto no mesmo plano.

Na história cubista o verdadeiro criador do cubismo foi Cézanne com suas obras que retratavam a natureza em forma de cones, esferas e cilindros, apesar disso, os cubistas foram muito além e passaram a transformar a ideia inicial de Cézanne em algo mais complexo, os quadros passaram a ser mais detalhados, é como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados na parte frontal em relação ao espectador, percebendo inclusive todas os planos e volumes.

A intenção do pintor ao fazer arte cubista é representar os objetos em três dimensões com formas geométricas, numa superfície plana e onde as linhas retas são predominantes.
Apesar do cubismo ter surgido a um bom tempo, ele não saiu de moda e é um tipo de arte que está ganhando espaço também na a arte digital, antes apenas os pincéis davam vida a grandes quadros.

Hoje podemos ver grandes artistas como Pablo Lobato, que usa seu talento na arte digital para fazer grandes obras cubistas. É o encontro entre tempos diferentes e que deram certo, Pablo quis trazer modernidade e conseguiu, além do mais se inspirou em artistas famosos como cantores, jogadores de futebol e até personagens da cultura pop para fazer sua arte. 

Conheça as obras de Pablo Lobato e inspire-se!


     















 


























Nascido em Trelew, Patagônia - Argentina, Pablo estudou design gráfico na Universidade Nacional de La Plata, onde aprendeu sobre pintura e gravura. Mudou-se para Buenos aires para trabalhar como artista gráfico na área editorial, após cinco anos, Pablo resolveu trilhar novos caminhos e passou a trabalhar com sua maior paixão, o retrato, desde então trabalhou em jornais e revistas importantes como New York Times, Roling Stone, Guia TV, entre outras.

Você pode acompanhar mais do trabalho dele em sua conta no Pinterest.






Gostou? Curta, compartilhe e comente qual desenho você achou mais bacana.


Veja também:


Posts relacionados

Cubismo na arte digital
4/ 5
Oleh

Deixe sua opinião.