Desenhar: Dicas e ferramentas







Desenhar para uns é talento e para outros é determinação, eu digo que é uma mistura dos dois. Não adianta nada ter facilidade de aprendizado, mas não praticar, por isso vou dar algumas dicas para quem está começando a desenhar, e se praticadas dão um resultado incrível.


Pegue uma folha e um lápis, anote e pratique essas dicas.

Domine o básico.




Mas o que seria o básico? São linhas, pontos, retas, formas geométricas. Quando se domina o básico se pode fazer qualquer coisa, afinal o desenho nada mais é que uma junção de todos esses elementos. Então pegue uma folha e comece a fazer padrões, desenhe vários quadrados sem tirar o lápis do papel e depois faça o quadrado ao contrário. Esse exercício ajuda você a se familiarizar com as formas básicas e vai te dar mais agilidade quando for fazer o desenho.



Tenha sempre um sketchbook e use-o.



Por muito tempo eu andei com um sketchbook na mochila, mas tinha um problema, ele sempre estava na mochila, por isso usá-lo é o mais importante, e quando eu digo sketchbook não precisa ser um moleskine, pode ser um caderninho sem pauta mesmo,  é através do sketchbook que você vai aplicar a próxima dica. 


Rabisque sempre.



Toda hora em que estiver ocioso é a hora de desenhar, pegue seu sketckbook e rabisque, desenhe uma paisagem, um personagem aleatório, animais, construções etc. Com isso você vai ganhando agilidade no desenho e treinando seu traço. Uma coisa que faço muito é quando preciso esperar uma circular eu começo a desenhar.


Áreas negativas são tão importante como áreas positivas.






Muitos aspirantes a desenhista se preocupam muito com as áreas positiva que é a área que estão desenhando, mas poucas pessoas olham a áreas negativas, essas áreas são os espaços entre uma linha e outra que não está dentro do desenho. A área negativa é importante, pois determina um espaço que pode ser fundamental para o desenho em si. Uma mão é um bom exemplo da importância da área negativa, o espaço entre os dedos é tão importante como o dedo propriamente dito.


Enxergue por trás do desenho.





Todo desenho começa por linhas básicas, mesmo se o artista não estiver desenhado. Essas linhas ajudam você a fazer qualquer desenho que queira, afinal todo o desenho têm e visualizar elas mesmo não estando visível é uma habilidade muito útil para todo desenhista.

Seguindo todas essas dicas e com muito esforço você pode conseguir resultados tão bons quanto do Samuel Saito.


Agora vamos falar de arte final.


Saber desenhar é essencial, mas saber arte final pode ser o seu diferencial, muitos desenhos são bem construídos, mas deixam a desejar neste quesito. 
A arte final nada mais é do que dar acabamento ao desenho ou obra de arte, esse acabamento pode ser dado de inúmeras formas como por nanquim, caneta esferográfica, verniz, tinta óleo etc. mas a forma que eu gosto mais é digital. Existe diversos programas para variados como o Illustrator, sketchbook pro, adode photoshop, CorelDraw etc.

Aqui vou falar um pouco desses programas e você escolhe o que se encaixa melhor para sua necessidade.


Adobe Illustrator


É um programa utilizado por designers gráficos com foco em ilustrações, para Mac e Windows. A última versão lançada do serviço é o Illustrator CC, com suporte para a Creative Cloud da empresa, que permite uma interação maior entre usuários e desenvolvedores, além de oferecer recursos inéditos. O programa é pago, porém os interessados podem efetuar o download de uma versão para testes através do site do Adobe.


Sketchbook Pro


O Autodesk SketchBook Pro é um aplicativo de pintura e desenho especialmente desenvolvido para o uso da caneta stylus mesa digitalizadora. O software permite que você emule a sensação de trabalhar no papel, enquanto aproveita os benefícios da produtividade do trabalho em computador.


Adobe Photoshop


O software é voltado para profissionais da área de fotografia para o aprimoramento de imagens com recursos de alta qualidade, além de quem trabalha com design, criação de banners, estampas, desenhos, logomarcas e outros projetos ligados às artes.





É uma suíte de programas, que traz diversas funções de edição de imagens, desde a criação digital, gerenciamento de fontes, ilustração, edição, até o desenvolvimento de sites e captura de telas.
Utilizando essas ferramentas de desenho a acabamento digital você por fazer trabalho como o Adam Martinakis e Bruno Santana.




Posts relacionados

Desenhar: Dicas e ferramentas
4/ 5
Oleh

Deixe sua opinião.