Pirografia - Fogo na madeira

   

Como o próprio título já diz a pirografia é a arte em madeira, essa arte é feita queimando a madeira, mas não é tacar gasolina e botar fogo, é utilizando um instrumento chamado de pirografo.





história da pirografia é tão antiga, que a palavra antropologia pode ser utilizada. Está diretamente ligada à história do fogo. O fogo fascina a humanidade há milhares de anos. Foi onde a humanidade encontrou o poder para moldar a natureza à sua vontade. O fogo foi utilizado como proteção, na caça, como aquecimento. Além de tudo isso, o homem pré-histórico ainda desenhou nas paredes das cavernas com carvão (arte rupestre).


O advento da eletricidade veio facilitar muito o trabalho do artista pirogravurador. Os primeiros ferros de soldar elétricos foram utilizados com sucesso para a pirografia.Mas, em 1916, houve a primeira patente para o “Hot Point Pen” (ou caneta de ponta quente). O fio que levava energia para a caneta passava por um reostato, que controlava a intensidade da corrente, dando ao artista a variação de temperatura, tão necessária para os efeitos de luz e sombras... Teve início a pirografia realista. Trabalhos impressionantes foram criados, podendo ser vistos ainda hoje.

E aqui podemos ver vários trabalhos impressionantes:




































Que trabalho incrível!
Gostou? Curta, comente e compartilhe!

Veja também:



os segredos



Posts relacionados

Pirografia - Fogo na madeira
4/ 5
Oleh

Deixe sua opinião.